quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CANALHAS, ESQUIZOFRÊNICOS & BESTAS


Esse post é dedicado ao Cao.


Meu último post tratou da podridão inerente à condição humana. Claro que fazia piada (nem tanto, né?), mas meu dileto amigo, o filósofo Olavo Sader, com todo seu cabedal de erudição, disse-me que se eu pretendia mergulhar verdadeiramente na alma humana, deveria ler Shakespeare. Mais especificamente, Hamlet. Se tivesse indicado algum cucólogo, tal qual Lacan ou Freud, o cocainômano, teria o mandado à merda. Mas como Hamlet possui tradução brasileira de Millôr Fernades (L&PM pocket), resolvi aceitar a sugestão e encarei de bom grado o bardo.

Quando peguei o livro não tava nem aí para mergulhos na alma, profundidade psicológica, arquitetura da peça, ou qualquer dessas bobagens. Queria mesmo é dar um verniz de erudição a minha pregação. E, estimados leitores, não é que consegui?

Vejam o que Shakespeare põe na boca (epa! No bom sentido meninas e meninos.) do príncipe dinamarquês (ato III, cena I) quando este dialoga com Ofélia, que é pessoalzinho dele, se é que me entendem:

“Vai prum convento. Ou preferes ser geratriz de pecadores? Eu também sou razoavelmente virtuoso. Ainda assim, posso acusar a mim mesmo de tais coisas que talvez fosse melhor minha mãe não me ter dado à luz. Sou arrogante, vingativo, ambicioso; com mais crimes na consciência do que pensamentos para concebê-los, imaginação para desenvolvê-los, tempo para executá-los. Que fazem indivíduos como eu rastejando entre o céu e a terra? Somos todos rematados canalhas, todos! Não acredite em nenhum de nós. Vai, segue pro convento.”

Viram, só? Não é só seu amado Frei Emir de Carvalho que considera a espécie humana uma corja de fdp. Não. Tem gente boa entre nós.

Meus caríssimos fiéis, assim que arrumar mais embasamento para justificar essa novíssima “Teologia da Podridão” instituo o dízimo e forneço o número da minha conta bancária.

Aguardem os próximos capítulos da nossa saga.

************

Ainda sobre nossa condição, um pequeno estudo de caso para destacarmos os habitantes do bananão como espécimes mais medíocres que a média da humanidade.

Liguei a televisão (nota: nunca escrevo TV. Acho uma intimidade falsa. Coisa de bicha marqueteira. Ou marqueteiro bicha. Dá no mesmo. Ênfase no dá.). Estava rolando a prova de natação. São oito raias. E o locutor se anima, com a oitava colocação do brasileiro (!?!). Não entendi o orgulho. Será que dava pra ser pior que o último?

As ginastas olímpicas ficam também em oitavo, ou seja, em último e o Pedro Bial diz a elas “todos os brasileiros estão orgulhosos de vocês. Vocês foram maravilhosas!”.

Eu, não! Mesmo se ganhassem não me orgulharia. Perdendo então, aí que não sou acometido por nenhum sentimento ufanista, que de resto é sempre nefasto.

Mas começo a esticar demais essa introdução. Na verdade quero que se fodam todos os atletas de todas as delegações. O que me chamou a atenção a ponto de vir aqui escrever é o fato de que além de canalhas (como quer Shakespeare) ou podres (como digo eu), nós brasileiros temos um plus de esquizofrenia.

Se o importante é competir, segundo os animadores de auditório travestidos de repórteres televisivos, por que devemos ter tanto orgulho quando algum atleta brasileiro conquista uma medalha?

Ou o importante é competir, e o simples fato de haver um “representante” brasileiro já é motivo de orgulho independente do resultado obtido, ou só deveríamos nos orgulhar quando “nosso” esportista é laureado, não bastando competir, sendo, sim, necessário vencer.

É preciso hierarquizar a coisa. As duas terem o mesmo valor é caso pra internação.

Canalhas, podres e esquizofrênicos. É o que somos todos!

************

Pra encerrar, só mais um historinha vivida por um amigo professor. Um cara realmente notável. De quem se pode dizer com toda propriedade que é uma cabeça de destaque.

Pois, bem. Vamos ao caso.

Esse professor amigo meu, sempre relata suas experiências empíricas para que eu possa melhor fundamentar minha descrença na espécie humana.

Vejam o que uma aluna de graduação, durante a aula de filosofia do direito disse em sala: “mas, professor, a verdade é relativa.”

Isso aqui não é blog de filosofia, portanto, sigo ao largo da discussão se existe ou não verdade. Como anda na moda dizer por aí, “me inclui fora dessa”.

Agora, que a aluna cagou pela boca, isso é fácil de provar.

Se afirmarmos que a verdade é relativa, como fez a moçoila, esse enunciado deve ser lido como portador de uma verdade inquestionável, ou seja, absoluta, sob pena de inviabilizar a análise de seu conteúdo.

Mas se é uma verdade absoluta, essa não é uma verdade relativa. Assim sendo ela formulou uma regra geral (“a verdade é relativa”) que se nega em seus próprios fundamentos. Logo a afirmação é falsa.

Uma bobagem dessas quando excretada por representante da elite estudantil de um país, da nata de um país, sem questionamento de seus pares, denota que o quadro geral é deplorável e que a inteligência é realmente a exceção.

É chegada a hora de assumirmos: nós humanos somos umas bestas!

9 comentários:

Anônimo disse...

PUTAMERDA, MELHOR TEXTO DO BLOG. VOU METER CTRL + C / CTRL + V E MANDAR GERAL PRA NET.

ADÃO

Bacharel em Baixaria disse...

Pode controlcezar e controlvezar à vontade amigo. Isso mesmo. Divulgue bastante o texto. Quem sabe alguém não me plagia e acabo ganhando uma graninha. Brigadão pelo elogio. Me enche de orgulho participar desse blog do meu amigo Olavo Saber. Através dele posso ter contato com pessoas maravilhosas, como o Adão. São poucas palavras. Mas ele se mostra por inteiro. Assim que bati o olho no seu comentário, eu vi, Adão, que você é um menino muito sensível. Como NÃO diria o Galvão Bueno: a gente não se vê por aí.

Anônimo disse...

PORRA,NÃO ENTENDO, SETE CRITICAM VOCÊ REPLICA, SE ELOGIAMOS,COMO FIZ, TAMBÉM RESMUNGA. QUAL É A SUA BROTHER? QUANDO EU DISSE QUE METER CTRL + C / CTRL + V PRA MANDAR GERAL PRA NET EU TAVA DIZENDO QUE IA DIVULGAR SEU TEXTO SEM TIRAR SEUS MÉRITOS. CLARO QUE EU IA CITAR A FONTE.
DE ONDE VEM TODA ESSA SUA AMARGURA, ESSE RESSENTIMENTO?

FAÇA ANÁLISE BROU, TALVEZ TE AJUDE.

ADÃO

Bacharel em Baixaria disse...

Vi, Adão, que você está cheio de boas intenções. O que eu disse, foi "quem sabe ALGUÉM não me plagia". Não me referia a você. Fique calma, quer dizer, calmo. Brigadão pelo cometário.

Anônimo disse...

"VI,ADÃO"..."CALMO...CALMA"..."MENINO SENSÍVEL"...

VOCÊ TEM ALGUMA FIXAÇÃO COM O TEMA HOMOSSEXUALIDADE?

QUANTO À ANÁLISE QUE SUGERI, RECOMENDO PARA TI A LACANIANA. MAIS RADICAL, PORÉM ADEQUADA A ESTE SEU ( SUPOSTO) PROBLEMA.

ADÃO

Anônimo disse...

Calma Adão, calma.


Procura rir das coisas. Mas o riso só se dá se as classificações e os "remédios" a partir delas deixarem de existir.

Ora, o que quero dizer com isso? Bem, primeiramente uma pergunta: qual o SEU problema com a sexualidade? Por que se preocupar tanto em encontrar essa condição no outro? Relaxa cara! Afrouxa um pouco essa camisa de força.

Eu, não duvido, que você tomado pelo discurso lacaniano e sensibilizado por ele fora se tratar de sua homossexualidade mal resolvida, né! Agora se sente muito à vontade em recomendar o grande bufão, Lacan, às pessoas com problemas relativos à sexualidade, claro, segundo a sua maneira de ver.

Mas como acredito na força dos sábios ditados populares, apego-me a um, a saber: o bom julgador julga os outros por si mesmo.

Cara você ficou aborrecido só por isso? Ah, Adão! Solta essa franga que existe dentro de você. Liberte-se das amarras lacanianas e torne-se de vez uma fanta uva. Vai atrás do seu desejo, desse desejo que recomenda o idiota do Lacan.

Ademais, Adão, toma vergonha nessa sua cara adâmica e vê se faz uma poupança com dinheiro que você dá ao analista.

Quantas vezes você deita por semana no divã e entrega seus probleminhas ao ignorante do seu analista?

E mais fácil lidar com picaretas, né Adão?

Ui

Bacharel em Baixaria disse...

Obrigado, meu caro Adão. Seu sereno comentário, não me deixa alternativa, se não refletir se há algo errado em mim. Assim que estiver preparado, te dou um toque, viu, Adão? Qualquer novidade, para que você não fique de fora, eu o introduzo. Até.

Anônimo disse...

Senhores Bacharel,

Agradecemos sua visita em nosso site e esperamos tê-lo navegando conosco novamente. Quanto a sua consulta, informamos que:

(I)- O produto "ENLARGE PENIS" não é mais fabricado por proibição da FCC americana. O similar que o substituiu, tão eficiente quanto, é o "HARD DICK". Basta uma pílula por dia e os exercícios diários de levantamento de toalha, para que você adicione até 3 cm ao seu pênis;

(II)- Quanto à pomada "AI MEU ANUS", própria para sexo anal masculino, informamos que o produto está disponível no site, e vem com anestésico mais eficiente;

(III)- Quanto aos antibióticos para SIFILIS, por serem produtos que dependem de prescrição médica, não podem ser vendidos no site;

(IV)- Por fim, informamos que o DVD citado pelo sr., "RAPAZES MUSCULOSOS E ALEGRES", está em promoção, na seção VÍDEOS GAYS.

Lembramos que, para sua privacidade, nossos produtos são enviados em embalagem discreta, sem menção ao nome da empresa.

Atenciosamente,
Depto. de Vendas

Anônimo disse...

Esse anônimo conhece do assunto, hem!
A ponto de abrir uma empresa. O Pênis aumenta mesmo de tamanho?! Cara fantástico, você deve ter lido muita coisa a esse respeito, né. Parabéns por ser tão aplicado em matéria de consolos e quejandos.