quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VIVA A POESIA!!!

Bem, amigos dos Bacharéis em Baixaria, após uma temporada no recanto das musas Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia e Calíope, todas devidamente comidas, retorno de um surto poético que me acometeu depois da leitura de inúmeros blogs de poesia, além das obras poéticas de Élson Fróes, Leminsk, Fernando Rodrigues (professor de filosofia no IFCS UFRJ), Viviane Mosé, Michel Melamed, Fausto Fawcett e especialmente J. M. Estrela (proprietário da livraria Camões, localizada no Largo da Carioca) com seu Carretel de Letras. Claro que muitos outros grandes poetas da língua portuguesa me influenciaram, mas os nomes acimas estão entre os mais representativos.


Uma verdadeira epifania foi vivida por este mais novo poeta brasileiro. Num jorro me saíram 48 (quarenta e oito) sonetos. Camonianos, decassilábicos, heróicos. Em breve serão publicados. A Real Academia Sueca pode ir assinando o cheque de US$ 1,000,000, pois em 2009 o Nobel de literatura já tem dono. O Jabuti eu deixo para qualquer um dos ilustres poetas citados acima. Não me interessa.


Escolhi o soneto de número 19 para ser postado aqui. Poderia ser qualquer outro. Todos são páreo para a atual poesia brasileira. Como no caso dos insignes poetas (e agora colegas de ofício) citados acima meus poemas tem o mesmo rigor de construção, a mesma qualidade poética, o mesmo conteúdo arrebatador. Humildemente, como meus pares de poesia, admito que meus poemas são foda!!!


Um petisco à guisa de demonstração do saboroso bródio poético que será servido em breve:


SONETO 19


Bumbum praticumbum prugurundum

Pelé, Dedé, Mussum, José Mojica

Marins, Zeca, Cartola, Dona Zica

Pará parapapá ziriguidum


Exciter, Nile, Torture, Burzum

Passeio pela praça de Benfica

Vestindo uma roupa na estica

The Haunted, Azaghal, do Bode o pum


Queimando, expelido pelo cu

Inspira delicado meninote

Poeta flamenguista urubu


Mistura Mano Brow com Dom Quixote

Metralhas, Tio Patinhas, Brucutu

Cai fora viadinho! Não me fode!


Emir de Carvalho

4 comentários:

Anônimo disse...

senhor poeta: q q significa Exciter, Nile, Torture, Burzum, The Haunted, Azaghal ?
viajei....são nomes de filósofos? grupos de rock pauleira?

explicaê!

dindinha doidinha

Bacharel em Baixaria disse...

Talvez uns, não outros. Se fosse um poeta concreto gritaria para você, Dindinha, Tora!Tora!Tora! Mas não sendo concreto, nem poeta digo Pina!Pina!Pina!

rabu gonzales disse...

bem o lucio na época junto com jello briafra era um dos meus super herois,como jello morava longe ficava puxando o saco do lucio por aqui mesmo,quer dizer tinha que pegar um onibus até barra do piraí,muitas bebidas,muito punk,muitas filosofia de butequins formavam meu mau caratismo de hoje,mas sentia que estava andando com os melhores,depois que ele me consedeu faxa preta em sua graduaçao,conheci o jovem lê cheiroso,garoto promissona artes do intelecto da tecla foda ,vi que o gafanhoto e sua enorme cabeça nao era só desperdicio de espaço,a academia barsileira de letras que os aguardem,mas aguardem muito tempo,pois no nosso tempo de fzanzines,nao podiamos fazer o etrago que podemos com esssa maldita beniguina tecnolorgia,escrevo errado por linhas certas,e finalmente achei essas duas figuras,graduados bachareis em bacharias

Bacharel em Baixaria disse...

Rabu, camarada velho guerra! Sigo teus passos desde os Kadáveres. Meses atrás topei com uma fita k-7 com esses e outros sons. Lembra do Platelmintes? Rabu, Xan & Borges, o Desordeiro – os caras mais punks que já conheci. Do moleque punk ao mestre de cerimônias, sempre apontando os caminhos mais insólitos. E nós seguíamos. Acompanhá-lo era participar do Blade Runner. Gibi, fanzine, vídeo cassete (as primeiras imagens do Red Hot, DeFalla, RDP, com o Gordo não tão gordo, Ramones, DRI, Dead Kennedys [os maiores do mundo!!!] e muito mais, tudo via Metal Vídeos da Isolda Pirani, mulher do dono da Rock Brigade), pinga com Ki-suco (só a lembrança, e meu fígado treme), correspondência (Joacy James, Glauco Mattoso, Oscar F. etc). Zoação em cima do Walter Black Mass & e seus cavaleiros das trevas. Speed Gonzales na formação com o Teteu na bateria, ainda cabeludo. (Como era o nome daquele baixista que tinha múltiplas utilidades pro joystick dele? O que era fã da Traci Lords?) Depois vieram o Condorito e o Sabão, naquela onda de black metal norueguês. Borginho Nakagawa, fase death metal. O Neguinho de skate or die para skate or life após a conversão. Por aqui é que pinta o meu irmão Lé Xêroso cagando no escargot. Pé de cana, Edmar & Branca que já partiram. Ah, o Ganso, nosso intelectual, porra!!! O William Gordo, escondendo as tatuagens pra mãe dele não ver. O Fábio e o Ge com aquele fanzine cabeça (de piru!): a Mosca. Véio, sua visita valeu muito. Por ela mesma e por me dar a oportunidade de lembrar disso tudo. Nostalgia punk. Oxímoro cuja inspiração só podia ser provocada por uma figura ímpar como o Rabu Gonzales. Volte sempre. Abraços & força meu amigo. Encerrarei como fazíamos na época da troca de cartas: Keep the faith!!!!

Emir de Carvalho

P.S. Posso por um link pro seu MySpace aqui?