Coprolalia - Palilalia - Ecolalia
Coprolalia é a triste compulsão em proferir palavras obscenas. Normalmente a Coprolalia está presente nos quadros de tiques vocais. Os tiques vocais podem ser simples comuns, os quais incluem pigarrear, grunhir, fungar,escarrar , bufar e emitir sons guturais (Caso clássico registrado: “Hunghh! Hunghh!”). Os tiques vocais podem ainda ser complexos comuns, os quais incluem repetições de palavras ou frases fora de contexto e, também, a Coprolalia, ou uso de palavras socialmente inaceitáveis, freqüentemente obscenas, a Palilalia repetição de sons ou palavras (Caso clássico registrado: “ Me enterrou o cabeção do cacetão no cabação e arrancou até carnegão, carnegão.”) e a Ecolalia, que é a rima de palavras como se fosse um eco (Caso clássico registrado: “ Vou botar no seu cuzão até arrancar caroço de feijão” ).
No Transtorno de Tourette são múltiplos os tiques motores e um ou mais tiques vocais. Os tiques vocais do Transtorno de Tourette incluem várias palavras ou sons como estalos, grunhidos, ganidos, fungadas, espirros e tosse (tique vocal simples comum) e a Coprolalia, um tique vocal complexo envolvendo a verbalização de obscenidades. Este tipo de tique está presente em torno de 10% das pessoas com este transtorno.
A Coprolalia subdivide-se nas categorias “orgogênicas” , “escatológico-orgogênicas” e “ hepto-orgogênicas”
Exemplo clássico de manifestação de Coprolalia orgogênica:
“Minha buçanha está ardendo da xavasca arregaçada na gonorréia da caralha azeda na bola do saco cabeludo ”
Exemplo clássico de manifestação de Coprolalia escatológico-orgogênica:
“Vai tomar no meio do buraco do seu cu arregaçado da puta-que-pariu da piranha da sua mãe viadona”
Exemplo clássico de manifestação de Coprolalia hepto-orgogênica:
“ Cavuquei o caralho escalavrado na bucetona inflamada da porra empurrada na prega arrebentada”
Estes transtornos se agravam habitualmente durante a adolescência e persistem freqüentemente na idade adulta. Os tiques vocais são freqüentemente múltiplos, com vocalizações, limpeza da garganta e grunhidos repetidos e explosivos, e por vezes, e como já foi dito, com a emissão de palavras ou frases obscenas, associadas em certos casos a uma ecopraxia gestual que pode ser igualmente obscena (copropraxia).
Casos extremos
O gravíssimo transtorno de manifestação de Coprolalia orgogênica associada a uma ecopraxia gestual (copropraxia) se dá , simultâneo aos respectivos proferimentos dos turpilóquios que lhe são próprios, pela fricção constante da palma da mão esquerda na extensão do braço direito desde o pulso até a região do bíceps, num movimento de vai-e-vem raivoso.
O gravíssimo transtorno de manifestação escatológico-orgogênicas associada a uma ecopraxia gestual (copropraxia) se dá , simultâneo aos respectivos proferimentos dos turpilóquios que lhe são próprios, pelo gesto de união da ponta de todos os dedos da mão esquerda levados às próprias narinas e pela assustadora expressão de regozijo.
O gravíssimo transtorno de manifestação de Coprolalia hepto-orgogênicas associada a uma ecopraxia gestual (copropraxia) dá, simultâneo aos respectivos proferimentos dos turpilóquios que lhe são próprios, pelo apalpar frenético da região genital num movimento horizontal-vertical e vertical-horizontal, espasmódico e irregular, retilíneo ou não.
HOUNIE, Ana and PETRIBU, Kátia. Síndrome de Tourette - revisão bibliográfica e relato de casos. Rev. Bras. Psiquiatr., Jan./Mar. 1999, vol.21, no.1, p.50-63. ISSN 1516-4446.
Olavo Sader ( Bacharel I)
Um comentário:
Puta que pariuziz !!!
Postar um comentário